FCHB62 Tópicos Especiais em Filosofia Política - Arte e Política
- Responsável: Daniel Peres
FCH312 - 2017.2 - Antropologia da Religião
EMENTA
Estudos específicos das teorias antropológicas sobre os fenômenos religiosos. Abordagem etnográfica e analítica do sagrado como processo criativo e organizacional de grupos e sociedades. Identificação possível do êmico e do étnico de elaboração do universo religioso enquanto construção social de comportamento frente ao sagrado.
Objetivos e metodologia:
Abordar a contribuição da antropologia para a compreensão da diversidade de práticas religiosas, a partir de debates interdisciplinares, para que os estudantes possam conhecer ou se aprofundar em algum. Utilização de estratégias metodológicas variadas: pedagogias ativas (problematização e PBL- aprendizagem baseada em problemas), vídeos e visitas a campo (quando for o caso).
Metodologia, dinâmica das aulas e procedimentos de avaliação
Aulas expositivas serão apenas na parte introdutória, correspondendo aos 1.1 e 1.2.
Sempre às quartas-feiras, cada estudante deverá escolher um texto do bloco temático indicado na extensa bibliografia, indicada no Conteúdo Programático, do semestre.
Exemplo:
para aula do dia 23/10 (data hipotética), na quarta-feira, dia 18/10, estudante “A” escolhe ler e resenhar o texto de João Reis (Há duzentos anos: a revolta escrava de 1814 na Bahia); estudante “B” escolhe ler e resenhar/fichar o texto de Sergio Ferreti (Sincretismo afro-brasileiro e resistência cultural); estudante “C” escolhe ler e resenhar o texto de Marta Topel (Terra Prometida, exílio e diáspora: apontamentos e reflexões sobre o caso judeu).
Cada estudante deve enviar IMPRETERIVELMENTE a resenha/ficha de leitura para meu email (nubiarodrigues@gmail.com) até a noite do DOMINGO da semana seguinte, portanto, tomando o exemplo hipotético da temática a ser discutida no dia 23/10, as resenhas/fichas de leitura devem ser enviadas até a meia-noite do dia 22/10.
A aula da segunda-feira será iniciada por mim, a partir da síntese conceitual/etnográfica da temática, a partir dos textos selecionados para cada semana. As questões específicas devem ser levantadas pelos estudantes a partir do texto que cada um escolheu para ler e resenhar para a referida semana. As aulas de quarta-feira serão sempre dedicadas a recapitular questões levantadas na aula da segunda-feira. A última meia hora de aula será dedicada à organização/distribuição das atividades para a semana seguinte.
É possível que três estudantes escolham um mesmo texto, desde que nenhum texto indicado para a semana seja preterido.
A avaliação será baseada na participação dos estudantes nas aulas, bem como no envio PONTUAL da resenha do texto escolhido para a semana. Quanto mais resenhas e participações, maior a nota final.
- Responsável: Nubia Rodrigues
FCHE23 - 2016.2 - Iniciação Científica aos Estudos de Gênero I
- Responsável: Darlane Andrade
FCHE20 - 2016.1 - Relações de Gênero e Família
- Responsável: Darlane Andrade
Disciplina regular do Departamento de Sociologia ofertada aos cursos de ciências sociais, serviço social e demais interessados.
- Responsável: Rafael de Aguiar Arantes
FCHF53 - 2017.2 - SEMINARIO TEMATICO TEORIAS FEMINISTAS
- Responsável: Maíra Kubík Mano
FCH243 - 2017.2 - Curso Monográfico em Ciência Política
- Responsável: Sue Iamamoto
FCHE94 - 2017.2 - METODOLOGIA DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
- Responsável: Sue Iamamoto

- Responsável: Felipe Bruno Martins Fernandes

- Responsável: Felipe Bruno Martins Fernandes
FCHG50 - 2017.2 - ESTÁGIO CURRICULAR I
- Responsável: Rita de Cassia Maia da Silva
FCHL18 - 2017.2 - Gênero e Sexualidades
- Responsável: Felipe Bruno Martins Fernandes

