Transformação Digital: situação atual e tendências. Conceitos relacionados: Internet das Coisas, Sistemas digitais e embarcados. Impactos da Transformação Digital: revolução social e econômica além do espectro produtivo, nova economia intangível. Organizações na era digital e os desafios emergentes: sustentabilidade, novas relações de trabalho, relacionamento humano x máquina. Iniciativas emergentes: responsabilidades ESG (environmental, social, governance), Indústria 5.0 (Comunidade Europeia) e Sociedade 5.0 (Japão). Impactos sociais, perfil profissional na nova economia digital.
Padrões e condutores digitais: sistemas heterárquicos, integrados e distribuídos. Tecnologias habilitadoras da 4ª revolução industrial e seu uso. Gestão do conhecimento. Mudanças necessárias no ambiente corporativo. Perfil profissional na economia digital: expectativas das novas gerações, novas ocupações, habilidades demandadas para eficácia digital, relação humano + máquina.
- Professor(a): Herman Lepikson
O curso de ENG 370 possui 05 (cinco) objetivos principais:
- Fornecer os principais conceitos e abordar as principais aplicações da transferência de calor e de quantidade de movimento;
- Fornecer fundamentação teórica que permita a correta interpretação dos fenômenos físicos envolvidos;
- Viabilizar a compreensão da estática e da dinâmica dos fluidos, bem como suas leis e aplicações;
- Facilitar a compreensão da transmissão de calor através dos processos de condução, convecção e radiação;
- Abordar a importância do transporte de quantidade de movimento e calor para a indústria.
Espera-se que os alunos ao final do curso compreendam as bases conceituais da mecânica dos fluidos e sua importãncia e aplicação em projetos de engenharia voltados para o dimensionamento de equipamentos e sistemas que operem com fluidos (líquidos e gases).
Busca-se nesse curso dinamizar as formas de construção de conhecimento adotando-se a combinação de duas metodologias alternativas de ensino com a metodologia tradicional de aula expositiva e dialogada: Team Based Learning (TBL) e Project Oriented Learning (POL).
Foco é dado no curso na construção do conhecimento através da discussão em grupos e da prática na elaboração de projetos aplicados.
- Responsável: herbert pereira de oliveira
Disciplina ministrada aos cursos de graduação em Eng. Química e Eng. de Controle e Automação da UFBA, tem como objetivo oferecer aos alunos os conceitos básicos de controle de processos, incluindo o projeto de controladores clássicos e aplicações, assim como, uma breve introdução a temas de controle avançado
- Responsável: Leizer Schnitman
- Responsável: Herman Lepikson
Fenômenos de Transporte é uma disciplina oferecida para os diversos cursos de graduação em engenharia e tem como finalidade transmitir conceitos e conhecimentos básicos da mecânica dos fluidos
- Responsável: Leizer Schnitman
Sistemas Mecatrônicos é uma disciplina do
- Responsável: Leizer Schnitman
Controle de processos ou controle de sistemas dinâmicos. O objetivo é disponibilizar material didático para o ensino deste conteúdo, o qual traz, entre outros, um material com revisão do controle clássico
- Responsável: Leizer Schnitman
- Responsável: Leizer Schnitman
O CTAI - Centro de Capacitação Tecnológica em Automação Industrial, entre outras motivações, visa oferecer recursos para o ensino e pesquisa nas mais diversas áreas da engenharia, com maior afinidade aos temas de controle, automação, mecatrônica e engenharia de petróleo.
- Responsável: Leizer Schnitman
Conteúdo de métodos numéricos oferecidos para alunos de graduação em engenharia. Tem como objetivo tratar temas associados aos métodos numéricos na solução de equações algébricas e equações diferenciais.
- Responsável: Leizer Schnitman
Esta é uma disciplina que lida com os desafios impostos pelas novas tecnologias digitais e seus impactos na sociedade e, particularmente, na indústria, entendida em seu sentido mais amplo. As aplicações dessas tecnologias habilitadoras são objeto de aprofundamento para entendimento do processo de disrupção que está em curso, não só do ponto de vista tecnológico, mas também econômico, ambiental e social. São aprofundados, em particular, os elementos que impulsionam a manufatura com vistas no seu futuro a partir da chamada 4a revolução industrial. A integração de sistemas de hardware e software, em todos os níveis das organizações é objeto de estudo aprofundado para que a digitalização e inteligência computacional possam ser efetivas e evoluírem pari passu com as tecnologias emergentes. Este estudo engloba todo o espectro de sistemas produtivos que se articulam visando resultados para a sociedade digital emergente. Nesse sentido, sistemas integrados de saúde, cidades inteligentes, entre outros, podem também se beneficiar dos conceitos aqui discutidos.
A disciplina tem caráter interdisciplinar e abrange outras áreas do conhecimento além da engenharia, como computação, economia e administração. Ela visa dar ao aluno o embasamento suficiente para ele lidar com as decisões técnicas e estratégicas envolvendo essas novas tecnologias digitais emergentes.
Tópico específico do curso discute sobre os desafios e oportunidades para profissional nesse cenário de mudanças rápidas, profundas e abrangentes.
É uma boa oportunidade para ampliar os horizontes de entendimentos e serve a todos os que se interessam pelo tema além das questões técnicas localizadas.
- Professor: Herman Lepikson
Disponibiliza material diverso para as disciplinas e alunos que tratam tema de controle
- Responsável: Leizer Schnitman