Ementa da disciplina

Logística: conceitos e evolução. Cadeia de Suprimentos. A Logística e a estratégia. Terceirização na Logística. Logística de Suprimentos. Logística de distribuição. A Logística e o marketing do Serviço ao cliente. Processamento de pedidos. Tecnologia de informação na logística.

Conteúdo programático

Unidade 1. Logística: Conceitos e Evolução
Unidade 2. Cadeia de Suprimentos
Unidade 3. A Logística e a Estratégia
Unidade 4. Terceirização na Logística
Unidade 5. Logística de Suprimentos
Unidade 6. Logística de Distribuição
Unidade 7. Serviço ao Cliente
Unidade 8. Processamento de Pedidos
Unidade 9. Tecnologia da Informação na Logística

Metodologia

As aulas serão ministradas principalmente através da utilização de metodologias ativas de ensino, a exemplo a técnica Team Based Learning, e, eventualmente, expositivas, com apoio de recursos audiovisuais. Adicionalmente serão desenvolvidos trabalhos de grupo.

Critérios de avaliação e pesos

A avaliação será contínua, a cada aula, através da técnica Team Based Learning. A primeira nota, com peso 4,0, será calculada através da média aritmética das atividades desenvolvidas em sala ao longo do semestre.

A segunda nota, com peso 6,0 consiste no desenvolvimento de um artigo em equipe. A estrutura do artigo será baseada no modelo do ENEGEP a ser apresentado durante a disciplina.

Obs: A 2ª chamada será aplicada apenas aos alunos que faltaram às avaliações por motivos previstos no regimento da UFBA.

Bibliografia

BÁSICA:

BALLOU, Ronald Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial, 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BOWERSOX, Donald, CLOSS, David J, COOPER, M. Bixby, BOWERSOX, John C. Gestão logística da cadeia de suprimentos, Porto Alegre: McGraw-Hill 2014. NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007. PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe, ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Logística e Distribuição Física. Curitiba: Intersaberes, 2017.

COMPLEMENTAR:

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, São Paulo: Saraiva, 2009.

CHOPRA, Sunil.; MEIDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Estratégia, Planejamento e Operação. Prentice Hall: São Paulo, 2003.

CORRÊA, H. Administração de cadeias de suprimento e logística: o essencial. São Paulo: Atlas, 2014. CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage Learning, 4ª ed, 2013.

DORNIER, Philippe. et al. Logística e Operações Globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2000.

FLEURY, Paulo Fernando.; WANKE, Peter.; FOSSATI, Kleber. Logística Empresarial – A perspectiva brasileira. São Paulo: Altas, 2001.

Ementa da disciplina

Logística: conceitos e evolução. Cadeia de Suprimentos. A Logística e a estratégia. Terceirização na Logística. Logística de Suprimentos. Logística de distribuição. A Logística e o marketing do Serviço ao cliente. Processamento de pedidos. Tecnologia de informação na logística.

Conteúdo programático

 Unidade 1. Logística: Conceitos e Evolução
Unidade 2. Cadeia de Suprimentos
Unidade 3. A Logística e a Estratégia
Unidade 4. Terceirização na Logística
Unidade 5. Logística de Suprimentos
Unidade 6. Logística de Distribuição
Unidade 7. Serviço ao Cliente
Unidade 8. Processamento de Pedidos
Unidade 9. Tecnologia da Informação na Logística

Metodologia

As aulas serão ministradas principalmente através da utilização de metodologias ativas de ensino, a exemplo a técnica Team Based Learning, e, eventualmente, expositivas, com apoio de recursos audiovisuais. Adicionalmente serão desenvolvidos trabalhos de grupo.

Critérios de avaliação e pesos

A avaliação será contínua, a cada aula, através da técnica Team Based Learning. A primeira nota, com peso 4,0, será calculada através da média aritmética das atividades desenvolvidas em sala ao longo do semestre. A segunda nota, com peso 6,0 consiste no desenvolvimento de um artigo em equipe. A estrutura do artigo será baseada no modelo do ENEGEP a ser apresentado durante a disciplina.