Bem-vindo ao Moodle UFBA !!!
A partir de julho de 2014, a comunidade UFBA vem sendo amplamente convidada a passar a utilizar o Moodle na versão 2.x. As regras de utilização permanecem as mesmas; lembrando apenas que é necessário um novo cadastro de usuário para o Moodle. Para criar uma conta agora, acesse a página de Cadastramento de novo usuário. Veja abaixo as orientações iniciais para utilizar o Moodle UFBA:
Docente ou Técnico UFBA: Para criação de espaços novos: O docente ou técnico da UFBA pode solicitar a criação de espaços no Moodle (para cursos, disciplinas, espaços institucionais, etc.) enviando mensagem para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações: - nome do espaço (curso / disciplina e o código - se disciplina regular / etc.); Exemplo das categorias e subcategorias: Sugerimos que, para o campo de descrição do espaço sejam incluídas informações precisas sobre o público alvo e forma de ingresso, pois os internautas precisam ser informados se o espaço está aberto ou não. Essa descrição deve ser colocada nas configurações do curso, no bloco administração, pelo próprio responsável.
A inscrição de professores e tutores em espaços no Moodle é feita diretamente pelos responsáveis. O professor que solicitou a criação do curso é quem inscreve os demais e escolhe as funções que eles vão exercer. A inscrição é feita no bloco de administração, na opção usuários inscritos. Os participantes a serem inscritos já devem estar cadastrados no Moodle. Para a inscrição de alunos no curso/disciplina, pode-se utilizar a opção de inscrição manual (bloco administração, opção usuários inscritos) ou o professor pode divulgar para os alunos o link do curso e a chave de inscrição. Esta chave de inscrição será informada pela Equipe Moodle no momento de criação do espaço. No caso de cursos com mais de 100 alunos, é possível solicitar à Equipe Moodle UFBA o cadastro destes alunos. Veja aqui as orientações para solicitar esse cadastro. Cópia de espaços no Moodle UFBA: Para solicitar a cópia do espaço, é imprescindível ser o responsável por este. A solicitação de cópia é comum em casos, por exemplo, onde a disciplina que será ministrada já teve edição anterior e pretende-se copiar os conteúdos e estrutura para a disciplina atual. Basta enviar mensagem para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações: - Link (endereço completo) do espaço a ser copiado;
Para migração de cursos/disciplinas do antigo Moodle: A fim de esclarecer melhor a questão da migração de cursos do antigo Moodle, seguem algumas orientações:
1- Antes de solicitar a migração é necessário que o professor responsável faça seu cadastro no Moodle;
2- Sugerimos que sejam criados, no Moodle, apenas espaços de cursos ou disciplinas novos, para os quais é possível migrar os conteúdos de cursos antigos; para tal é necessário indicar os links (ou nomes completos) dos cursos ou disciplinas a serem copiados.
3- Em função de ser uma instalação diferente do antigo Moodle, não será possível migrar os usuários e suas participações (mensagens nos fóruns, arquivos pessoais, tarefas enviadas, edições em wikis, entre outros);
4- Considerando que o antigo Moodle permanecerá disponível, para consulta, por prazo indeterminado, não há necessidade de migração de disciplinas ou cursos já finalizados.
Aluno UFBA: Após o cadastro no Moodle UFBA, você poderá se inscrever em um ou mais cursos. Na página principal do Moodle aparece uma lista de categorias nas quais estão classificadas os cursos/disciplinas no Moodle. Acesse a categoria e subcategoria onde seu curso/disciplina está localizado. As categorias de curso normalmente referem-se às Unidades acadêmicas da UFBA; as subcategorias podem ser departamentos, semestre letivos, dentre outros. Também é possível usar a opção de busca de cursos do Moodle utilizando o nome do curso. Após localizar a curso/disciplina, clique sobre o nome do curso (link). Será perguntado se você deseja se inscrever no mesmo. Você deverá confirmar. Na maioria dos casos, os cursos ou disciplinas são configurados para só aceitar inscrições de estudantes que conheçam a chave de inscrição fornecida pelo professor responsável. Dúvidas sobre o espaço do curso/disciplina no Moodle devem ser encaminhadas ao professor responsável. Problemas de acesso ao Moodle, podem ser encaminhados ao e-mail: moodle@ufba.br.
Aluno externo: A maioria dos cursos deste ambiente é direcionada para alunos regulares da instituição e, por isso, exigem uma chave de inscrição fornecida pelo professor. Alguns espaços estão abertos para visitantes; explore as categorias e verifique.
Atenciosamente, NEAD | Núcleo de Ensino a Distância e Tecnologias de Educação
Para mais informações, consulte nosso FAQ (Dúvidas Frequentes). |