O ambiente virtual Moodle da UFBA pode ser utilizado pela comunidade UFBA com a finalidade de apoiar disciplinas ou cursos presenciais, oferecer disciplinas ou cursos a distância. O serviço consiste no suporte e na orientação da comunidade UFBA para a utilização do ambiente.
Faça você mesmo...
Observação: Para acessar as páginas de recuperar senha ou criar conta, você não pode estar logado no moodle.
O QUE SOLICITAR AO SUPORTE?Consulte abaixo detalhes de cada serviço relacionado ao Moodle UFBA:
CRIAÇÃO DE ESPAÇO (SALA VIRTUAL)
Descrição do serviço
Estrutura de um ambiente virtual que será utilizado para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros.
Objetivo
Criação de uma estrutura nova, para edição de um curso no Moodle.
Quem pode solicitar
Servidores (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA
Como solicitar o serviço
Enviando mensagem para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações:
- nome do espaço (curso / disciplina e o código - se disciplina regular / etc.); - unidade; - categoria e subcategorias dentro do Moodle onde deseja que o espaço seja criado; - nome do docente ou técnico responsável pelo espaço (já cadastrado no Moodle UFBA); - login ou e-mail do docente ou técnico responsável pelo espaço (já cadastrado no Moodle UFBA); - login ou e-mail do usuário (já cadastrado no Moodle UFBA) que terá perfil de edição no espaço (opcional); - caso deseje copiar o conteúdo de um espaço já existente, informe o link (ou nome completo) do espaço original (opcional).
O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas úteis.
CÓPIA DE ESPAÇO (SALA VIRTUAL)
Descrição do serviço
Backup e restauração de espaço pré-existente, utilizado para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros.
Objetivo
Realizar cópia de espaço pré-existente reutilizando os recursos configurados. Nesse processo, por padrão, dados como alunos inscritos, notas, postagens e históricos não são restaurados, de modo que o espaço possa ser reutilizado como novo.
Quem pode solicitar
Servidores (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA, que já é o responsável pelo espaço a ser copiado
Como solicitar o serviço
Basta enviar mensagem para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações:
- Link (endereço completo) do espaço a ser copiado; - login ou e-mail do usuário (já cadastrado no Moodle UFBA) que terá perfil de edição no espaço (opcional);
O tempo máximo para conclusão da solicitação é de 10 dias.
ATENDIMENTO PRESENCIAL* (AGENDAMENTO)
*Por conta das medidas de prevenção à COVID-19, os atendimentos presenciais estão suspensos.
Descrição do serviço
Atendimento presencial para sanar dúvidas e orientações gerais quanto ao Moodle UFBA.
Objetivo
O atendimento é destinado a dar suporte aos técnicos-administrativos, docentes e colaboradores que atuarão na edição de algum conteúdo em curso ou disciplina no Moodle, seja como professor ou tutor no espaço virtual. O atendimento objetiva sanar dúvidas e problemas pontuais.
Quem pode solicitar
Servidores (Docentes e técnicos-administrativos), discentes e comunidade UFBA.
Como solicitar o serviço
Enviar mensagem/solicitação de agendamento*, com pelo menos 24h de antecedência, para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações:
Nome;
Unidade UFBA em que atua;
Horário desejado para o atendimento;
Dúvidas que pretende esclarecer.
Observação: Para alterações/correção de dados cadastrais, como nome e-mail, faz-se necessária apresentação de documento de identificação atualizado e com foto.
Tempo de Atendimento
O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas.
SUPORTE TÉCNICO SOBRE O MOODLE (RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS)
Descrição do serviço
Suporte acerca de problemas de edição, configuração, de acesso ao Moodle ou utilização em geral da aplicação.