Suporte Técnico - MOODLE UFBA


O ambiente virtual MOODLE da UFBA pode ser utilizado pela comunidade UFBA com a finalidade de apoiar disciplinas ou cursos presenciais, oferecer disciplinas ou cursos a distância. O serviço consiste no suporte e na orientação da comunidade UFBA para a utilização do ambiente.

Termo de Uso do MOODLE UFBA.

        

       Faça você mesmo...

recuperação de senha

    

autoinscrição moodle             manuais moodle                        acessibilidade moodle                                            CÓPIA DE ESPAÇO
       RECUPERAÇÃO DE SENHA
CRIAR CONTA NO MOODLE UFBA MANUAIS ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSIBILIDADE UTILIZAR UM MODELO DE CURSO
OU REALIZAR CÓPIA DE ESPAÇO VIRTUAL


     O QUE SOLICITAR AO SUPORTE? Consulte abaixo detalhes de cada serviço relacionado ao MOODLE UFBA:

criação de espaço

CRIAÇÃO DE ESPAÇO
(SALA VIRTUAL)

Descrição do serviço

Estrutura de um ambiente virtual que será utilizado para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros.

Objetivo

Criação de uma estrutura nova, para edição de um curso no MOODLE.

Quem pode solicitar

Servidores (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA

Como solicitar o serviço

  1. Escolher um dos modelos de espaço virtual (modelos de curso);
  2. Se um modelo não for informado, será entregue um espaço vazio;
  3. Enviar sua solicitação para o e-mail para moodle@ufba.br, os dados abaixo:

Quais dados devem constar no e-mail?

- Nome da sala virtual (código e componente curricular); Exemplo: ADM001 - Introdução à Administração
- E-mail do docente ou técnico-administrativo responsável pelo espaço virtual;
- Modelo do curso desejado, se for o caso, conforme opções a seguir.

MODELOS DE CURSOS:

01 - 02 - 03 - 04 - 0506

Tempo de Atendimento

O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas úteis.

Cópia de espaço

CÓPIA DE ESPAÇO (SALA VIRTUAL)

Descrição do serviço

Backup e restauração de espaço pré-existente, utilizado para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros.

Objetivo

Realizar cópia de espaço pré-existente reutilizando os recursos configurados. Nesse processo, por padrão, dados como alunos inscritos, notas, postagens e históricos não são restaurados, de modo que o espaço possa ser reutilizado como novo.

Quem pode solicitar

Servidor (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA, que já é o responsável pelo espaço a ser copiado

Como solicitar o serviço

Você mesmo pode realizar a cópia do espaço, mas caso não consiga, veja como solicitar ao suporte:

  1. Solicitar a criação do espaço virtual, caso não tenha solicitado;
  2. Enviar e-mail para moodle@ufba.br com as informações a seguir;
  3. Lembrando que só o responsável pelo espaço virtual pode solicitar.

Quais dados devem constar no e-mail?

- Informar link (endereço completo) do espaço a ser copiado;
- Registrar no e-mail a observação que deseja "cópia de espaço".

Tempo de Atendimento

O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas.

carga batch moodle

CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS EM LOTE
(CARGA BATCH)

Descrição do serviço

Cadastramento em massa de alunos nos espaços já criados (para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros) no MOODLE UFBA.

Objetivo

Inscrever uma grande quantidade de alunos, ao mesmo tempo, em um referido curso, inclusive inserindo-os em seus respectivos grupos/turmas, caso haja.

IMPORTANTE: Para o Semestre Suplementar (SL) esse processo será automatizado pelo NEAD (Suporte Técnico). Após o período de inclusão dos componentes curriculares e matricula discente no SIAC e SIGAA, sistemas acadêmicos para graduação e pós-graduação, respectivamente, será feito o cadastramento em lote desses estudantes.

Quem pode solicitar

Servidores (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA

Como solicitar o serviço

Clique aqui para mais orientações.

Tempo de Atendimento

O tempo máximo para conclusão da solicitação é de 10 dias.

Suporte Moodle

SUPORTE TÉCNICO SOBRE O MOODLE
(RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS)

Descrição do serviço

Suporte acerca de problemas de edição, configuração, de acesso ao MOODLE ou utilização em geral da aplicação.

Quem pode solicitar

Usuários cadastrados na aplicação MOODLE UFBA.

Dúvidas Frequentes

Para dúvidas gerais, há uma canal com perguntas e respostas contemplando dúvidas frequentes (FAQ MOODLE UFBA).

Possivelmente sua dúvida já pode estar sanada neste canal. Caso contrário, veja, a seguir, como abrir um chamado.

Como solicitar o serviço

Enviar mensagem/solicitação para moodle@ufba.br. A mensagem deve conter as seguintes informações:

  • Descrição da dúvida ou problema;
  • Endereço de e-mail UFBA;
  • Nome completo da sala virtual, se for o caso;
  • Link/URL do AVA MOODLE UFBA (endereço completo) do espaço (preferencialmente), se for o caso.

Tempo de Atendimento

O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas.


NEAD | Núcleo de Ensino a Distância e Tecnologias de Educação
CPE | Coordenação de Projetos Especiais
Superintendência de Tecnologia da Informação

Zuletzt geändert: Freitag, 31. Juli 2020, 12:39