Catálogo de Serviços do Moodle UFBA

Quais e como solicitar serviços referente ao Moodle UFBA?

O ambiente virtual Moodle da UFBA pode ser utilizado pela comunidade UFBA com a finalidade de apoiar disciplinas ou cursos presenciais, oferecer disciplinas ou cursos a distância. O serviço consiste no suporte e na orientação da comunidade UFBA para a utilização do ambiente.

Termo de Uso do Moodle UFBA.


  Clique sobre o item desejado e consulte detalhes de cada serviço relacionado ao Moodle UFBA:

criação de espaço

CRIAÇÃO DE ESPAÇO
(SALA VIRTUAL)

Descrição do serviço

Estrutura de um ambiente virtual que será utilizado para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros.

Objetivo

Criação de uma estrutura nova, para edição de um curso no Moodle.

Quem pode solicitar

Servidores (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA

Como solicitar o serviço

  1. Escolher um dos modelos de espaço (links abaixo);
  2. Se um modelo não for informado, será entregue um espaço vazio;
  3. Informar o modelo escolhido no campo "Razões para abrir este curso", constante no formulário.
  4. Clicar no botão abaixo (SOLICITAR UM CURSO) e preencher o formulário;

MODELOS DE CURSOS:

01 - 02 - 03 - 04 - 0506

Tempo de Atendimento

O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas úteis.

CÓPIA DE ESPAÇO (SALA VIRTUAL)

Descrição do serviço

Backup e restauração de espaço pré-existente, utilizado para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros.

Objetivo

Realizar cópia de espaço pré-existente reutilizando os recursos configurados. Nesse processo, por padrão, dados como alunos inscritos, notas, postagens e históricos não são restaurados, de modo que o espaço possa ser reutilizado como novo.

Quem pode solicitar

Servidores (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA, que já é o responsável pelo espaço a ser copiado

Como solicitar o serviço

  1. Acessar o serviço "Criação de espaço";
  2. Preencher os dados do formulário para o novo espaço;
  3. No campo "Razões para abrir este curso", informar link (endereço completo) do espaço a ser copiado;
  4. Registrar no campo acima a observação que deseja "cópia de espaço"

Tempo de Atendimento

O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas.

CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS EM LOTE
(CARGA BATCH)

Descrição do serviço

Cadastramento em massa de alunos nos espaços já criados (para cursos, disciplinas, espaços institucionais, dentre outros) no Moodle UFBA.

Objetivo

Inscrever uma grande quantidade de alunos, ao mesmo tempo, em um referido curso, inclusive inserindo-os em seus respectivos grupos/turmas, caso haja.

Quem pode solicitar

Servidores (Docentes e técnicos-administrativos) da UFBA

Como solicitar o serviço

Clique aqui para mais orientações.

Tempo de Atendimento

O tempo máximo para conclusão da solicitação é de 10 dias.

ATENDIMENTO PRESENCIAL
(AGENDAMENTO)

Descrição do serviço

Atendimento presencial para sanar dúvidas e orientações gerais quanto ao Moodle UFBA.

Objetivo

O atendimento é destinado a dar suporte aos técnicos-administrativos, docentes e colaboradores que ministrarão algum curso ou disciplina no Moodle, seja como professor ou tutor no espaço virtual. O atendimento objetiva sanar dúvidas e problemas pontuais.

Quem pode solicitar

Servidores (Docentes e técnicos-administrativos), discentes e comunidade UFBA.

Como solicitar o serviço

Enviar mensagem/solicitação de agendamento*, com pelo menos 24h de antecedência, para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações:
  • Nome;
  • Unidade UFBA em que atua;
  • Horário desejado para o atendimento;
  • Dúvidas que pretende esclarecer.
Observação: Para alterações/correção de dados cadastrais, como nome e-mail, faz-se necessária apresentação de documento de identificação atualizado e com foto.

Tempo de Atendimento

O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas.

SUPORTE TÉCNICO SOBRE O MOODLE
(RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS)

Descrição do serviço

Suporte acerca de problemas de edição, configuração, de acesso ao Moodle ou utilização em geral da aplicação.

Quem pode solicitar

Usuários cadastrados na aplicação Moodle UFBA.

Dúvidas Frequentes

Para dúvidas gerais, há uma canal com perguntas e respostas contemplando dúvidas frequentes (FAQ) no Moodle UFBA, disponível no link https://www.moodle.ufba.br/mod/data/view.php?id=219193.

Possivelmente sua dúvida já pode estar sanada neste canal.

Como solicitar o serviço

Enviar mensagem/solicitação para moodle@ufba.br . A mensagem deve conter as seguintes informações:
  • Descrição da dúvida ou problema;
  • Nome do usuário, seu respectivo endereço de e-mail e CPF (cadastrados no Moodle UFBA);
  • Nome do espaço, se for o caso;
  • Link/URL do Moodle UFBA (endereço completo) do espaço (preferencialmente), se for o caso.

Tempo de Atendimento

O tempo máximo de resposta às solicitações é de 48 horas.

Para mais informações, consulte nosso FAQ (Dúvidas Frequentes) ou envie um e-mail para moodle@ufba.br.

NEAD | Núcleo de Ensino a Distância e Tecnologias de Educação
CPE | Coordenação de Projetos Especiais
Superintendência de Tecnologia da Informação

Última atualização: sábado, 18 jul. 2020, 20:35